As 70 semanas de Daniel – Jr 25:11; 29:10; IICr.36:18-21
Este foi o início do chamado "Tempo dos Gentios".
NABUCODONOSSOR - (UM GENTIO) teve a visão da ESTÁTUA (Dn.2) que profetizava o futuro das NAÇÕES (embora tivesse sido Daniel, um judeu, o intérprete do sonho). DANIEL - recebeu a revelação do que aconteceria ao SEU povo (Israel).
A ESTÁTUA
Cabeça de Ouro - Império Babilônico
Peito e braços de Prata - Império Medo-Persa
Ventre e quadris de Bronze - Império Grego
Pernas de Ferro - Império Romano (primeira forma)
Pés (parte ferro, parte barro) - Império Romano (Última forma - reino do Anti-cristo).
Pedra cortada sem auxílio de mãos - Reino do Senhor Jesus Cristo.
Os quatro animais do cap. 7 são os reis destes quatro reinos: Dn.7:2,3, 17 -25.
Dn.9:24-27 As Setenta Semanas" - A palavra hebraica traduzida em nossas Bíblias por "semanas", significa simplesmente "SETES". Os judeus tinham tanto "setes de dias" como "setes de anos": Um exemplo do uso da palavra "semana" para indicar sete anos está em Gn. 29: 26-28.
Outra evidência de que se trata de "semanas de ANOS" é que, não seria possível acontecer tudo em 490 dias, no caso de ser "70 semanas de DIAS". Portanto, devemos ler Dn.9:27 assim: "Setenta SETES estão determinados sobre o TEU povo..." A maior segurança para esta afirmação, é que a maior parte desta profecia já foi cumprida literalmente, e dentro do tempo previsto. As 70 semanas de anos somam 490 anos. Este é o tempo TOTAL do programa de Deus para Israel até o final.
A profecia mostra 6 objetivos que serão atingidos quando as 70 semanas forem cumpridas:
1 - Extinguir a transgressão
2 - Dar fim aos pecados
3 - Expiar a iniquidade
4 - Trazer a justiça eterna
5 - Selar a visão e a profecia
6 - Ungir o Santo dos Santos (O Senhor Jesus Cristo).
Tudo isso acontecerá somente quando o Reino de Cristo for estabelecido na Terra. Dn.7:13,14
490 anos - tempo total da profecia >Início : Ordem do Rei Artaxerxes para restaurar Jerusalém de Jesus Cristo 14 de março de 445 A.C. Ne.2:1-8 Término : Segunda vinda Os 490 anos dividem-se em 3 partes: 49 anos + 434 anos + 7 anos.
As 2 primeiras partes terminam ANTES que o Messias seja cortado, e elas somam 173.880 dias.
Contando 173.880 dias à partir de 14 de março de 445 AC, nos leva ao dia 6 de abril de 32 DC - A única vez que Jesus se apresentou oficialmente como Rei em Jerusalém. Lc.19:28-42. Neste exato dia, terminam as 69 semanas, isto é, 483 anos da profecia. Faltam 7 anos para que a profecia se complete. Foi DEPOIS de Sua entrada em Jerusalém, apresentando-se como Rei, que Jesus Cristo foi morto. Note que no texto da profecia, o tempo exato do intervalo que haveria entre a 69a. e a 70a. semana, não é mencionado, mas apenas os dois fatos importantes que ocorriam neste intervalo: v.26 1.
O Messias seria morto. 2. A cidade e o Santuário seriam destruídos. O V.26 menciona outro príncipe, agora com letras minúsculas, e sem unção: "...e o POVO de um príncipe que há de vir destruirá a cidade". Notem, é o POVO que destruirá a cidade, e não o príncipe. O povo que destruiu Jerusalém depois que o Messias foi morto foi o Romano, no ano 70 DC, sob o comando de Tito (o 4. império mundial revelado na estátua). É no verso 27 que a 70a. semana aparece. Ela se inicia com uma ALIANÇA de 7 anos (são os 7 anos restantes que completam os 490 anos). Quem fará esta aliança? O "príncipe que há de vir", isto é, um governante que sairá do povo que destruiu Jerusalém no ano 70 (Império Romano), no qual Israel crerá a ponto de firmar um pacto (Jo 5:43). Naturalmente esta aliança será com Israel, pois Deus está revelando a Daniel o que acontecerá ao seu povo e à Jerusalém.
Quando esta aliança for firmada, terão começado os últimos 7 anos da profecia para Israel, os últimos 7 anos que precedem a volta de Cristo à Terra para estabelecer o Seu Reino. Estes 7anos são chamados de tribulação. Deus revela a Daniel que, tres anos e meio depois de firmado o pacto (na metade da semana), o "príncipe" quebrará a aliança, ao alterar o ritual no Templo (que estará reconstruído em Jerusalém), trazendo "abominações", tornando-se "assolador": veja II Ts. 2:3,4,9. Mas Deus também revela que ele será destruído. II Ts.2:8
Claramente, estamos vendo o ressurgimento do Império Romano, na unificação da Europa - é a descrição dos pés da estátua de Daniel 2: "Os pés em parte de ferro, em parte de barro" - significa a união de países que são independentes, mas que terão um homem forte os regendo.
Daniel recebeu estas profecias 550 anos AC, com tamanha precisão que determinava até o dia em que o Messias se apresentaria como "Príncipe de Israel"!
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário